41 3344-5590 contato@odontoxis.com

 

Na maioria das vezes elas podem ser substituídas sim. As restaurações escuras são chamadas de amálgama. Neste texto iremos mostras as indicações, vantagens e as desvantagens de trocar sua restauração de amálgama (escura) para uma de resina (‘branca’). A restauração tem o objetivo de resgatar a parte funcional dos dentes após sofrer com o ataque da cárie ou algum tipo de fratura.

Quando sua restauração Curitiba for muito extensa e ainda está em boas condições, não é indicada a troca. A resina é bastante utilizada nos consultórios, pois com ela conseguimos devolver a anatomia e cor do seu dente com precisão, porém, a resina não é tão resistente quanto ao amálgama, por isso, que trocar uma restauração de amálgama que está há anos no seu dente, não é tão vantajoso, alguns casos, a troca pode causar sensibilidades dentárias, fraturas, desgastes excessivos. Se sua restauração de amálgama está apenas sem brilho e escurecida, não troque por resina, apenas vá a um cirurgião dentista Curitiba e faça a manutenção da mesma, realizando polimentos com borrachas abrasivas, devolvendo a cor inicial, sua restauração de amálgama fica escurecida por conta dos metais presentes em sua composição que sofrem uma corrosão com o passar dos anos.

Indicação para a troca:

A troca das restaurações Curitiba são indicadas quando as restaurações escuras (amálgama), normalmente antigas, vão perdendo suas anatomias e ficando ‘’planas’’, prejudicando a função dos dentes e interferindo na mastigação correta, ou ainda quando a restauração Curitiba apresentar infiltrações.

Vantagens do amálgama:

A durabilidade deste material é muito maior do que a resina, tranquilamente o paciente poderá ter este material em boca por anos. Por ser um metal em meio úmido o produto gerado por sua corrosão é capaz de proteger as restaurações da cárie, como se fosse um ‘’selamento’’

Desvantagens do amálgama:

Para a realizar a restauração escura, é necessário abrir uma cavidade no dente maior do que o necessário, para que ele se acomode, isso envolve o desgaste de estruturas dentárias que estão sadias. Outro ponto negativo é a estética, por ser um metal, possui cor escura, e atualmente os pacientes estão muito mais exigentes quanto a isso.

Além disso, credita-se que o amálgama seja um material extremamente tóxico para o paciente e profissional também, devido a presença de mercúrio. Mas não existe um consenso em relação à contaminação. Alguns acreditam que a quantidade de mercúrio não seria suficiente para prejudicar a saúde.

Cuidados para todos os tipos de restaurações.

Alguns cuidados precisam ser tomados, como as visitas frequentes ao dentista Curitiba para avaliar se sua restauração está em bom estado, muitas vezes necessitando de polimento da superfície da restauração Curitiba, pois com o passar dos anos a restauração perde seu brilho e fica porosa, favorecendo a ação bacteriana.

Qual é melhor?

Essa escolha seria recomendada pelo seu cirurgião dentista Curitiba de confiança, pois, para cada caso um material é mais indicado que o outro. Por isso recomendamos que você procure um profissional para saber qual é o melhor no seu caso.

Ao profissional cabe o bom senso! Ao paciente, a avaliação da real necessidade da troca.

Para quem mora em Curitiba, a Odonto XIS! Calixto e Sell Odontologia é uma excelente opção. Com infraestrutura adaptada e doutores especializados, o consultório oferece serviços de implantodontia, ortodontia, próteses dentárias, periodontia e odontologia estética.

 

Gostou do nosso artigo? compartilhe!

Open chat
Olá, Podemos Ajudar?