fbpx
41 3344-5590 contato@odontoxis.com

Mais comum durante o inverno, a sensibilidade é um problema presente na vida de 57% dos brasileiros, segundo uma pesquisa realizada em 2017. Primeiramente, é importante esclarecer que a sensibilidade é provocada pelo desgaste no esmalte, causando a exposição da dentina, uma estrutura de defesa que absorve impactos externos e é responsável pela área sensitiva do dente. Neste artigo, vamos sanar as principais dúvidas a respeito do assunto e mostrar algumas mudanças de hábito que podem ser benéficas à saúde bucal.

A sensibilidade se desenvolve ao longo dos anos e dentre as principais causas estão:

• esmalte desgastado devido o uso de escovas impróprias ou escovação muito forte: os movimentos devem ser leves e cuidadosos. Também é necessário cuidar da gengiva, pois seu tecido é extremamente frágil e um pequeno ferimento pode ocasionar uma retração da gengiva e assim uma sensibilidade nos dentes.

• erosão dentária devido alimentos e bebidas com pH baixo (acidez): na realidade, os dentistas não proíbem a ingestão de refrigerantes e energéticos. O ideal é logo após a ingestão desses alimentos, fazer uma adequada higiene bucal.

• erosão dentária provocada por transtornos alimentares, como a bulimia por exemplo.

• retração da gengiva que ocasiona superfície de raiz exposta: conforme envelhecemos, a gengiva que se afastou dos dentes ou o esmalte dental que se tornou muito fino pelo desgaste externo causado geralmente por alimentos, expõe a superfície da raiz e causa sensibilidade

• estresse: leva ao apertamento dos dentes, um hábito que pode trazer sérias consequências, como a perda de tecidos de suporte dentário e assim a sensibilidade.

Certas medidas podem auxiliar na prevenção da sensibilidade dentária, tais como:

• escolher a escova correta.

• prezar por bebidas e alimentos menos ácidos.

• alguns cremes dentais possuem fórmula adequada para o tratamento do problema: pastas e enxaguatórios bucais com flúor podem auxiliar no fortalecimento do esmalte.

• realizar clareamentos apenas sob orientação profissional e não somente por estética.

• o bruxismo também pode causar o desgaste no esmalte dos dentes: pacientes com esse distúrbio utilizam uma placa denominada miorrelaxante para evitar a repetição excessiva dos músculos mastigatórios, ou seja, desprogramar o cérebro desse movimento contínuo.

Outra dúvida frequente é relacionada à erosão dentária, pois esta afeta pessoas em todas as faixas
etárias e também é causadora da hipersensibilidade. Casos de regurgitação, o refluxo gástrico ou distúrbios alimentares podem levar à erosão e nota-se a deterioração a partir da coloração amarelada dos dentes e as pontas dos dentes frontais transparentes.

Uma higiene bucal adequada impede a retração da gengiva e a dor nos dentes. É importante escovar os dentes da maneira correta e consultar um dentista regularmente, pois diversos pacientes costumam confundir a sensibilidade com outros transtornos devido a dor, comum em casos como a cárie, dentes quebrados ou bruxismo. Além disso, é recomendado a escovação 3 vezes ao dia com um creme dental menos abrasivo para que o tratamento seja eficaz.

Geralmente o dentista prescreve uma aplicação profissional de flúor ou um creme que bloqueia as transmissões sensitivas da superfície do dente para o nervo, através de seu uso regular. No entanto, as soluções apresentadas são paliativas e somente um tratamento contínuo trará resultado a longo prazo. Portanto, não basta apenas investir em cremes dentais com fórmulas específicas, ingerir alimentos menos ácidos ou escovar os dentes de maneira apropriada sem o acompanhamento regular de um especialista qualificado.

Como é possível observar, tratar as causas primárias da hipersensibilidade aumentam a qualidade de vida do paciente e trazem outros benefícios à saúde, como alívio do estresse e diagnóstico de disfunções alimentares mais graves, por exemplo.

Procurar um profissional capacitado para realização de uma análise correta é a melhor forma de lidar com todos os transtornos que causam a sensibilidade dos dentes.

O Consultório Odontológico OdontoXIS! possui uma equipe altamente treinada e pronta para atender você e sua família, solicite o agendamento de uma avaliação gratuita agora mesmo.

Gostou do nosso artigo? compartilhe!