fbpx
41 3344-5590 contato@odontoxis.com

Muitas pessoas se questionam quando é a hora certa de procurar um dentista. Mais do que isso, grande parte da população tem receio de se consultar com o profissional por simples medo.

Contudo, deixar de ir ao Dentista pode ocasionar uma série de problemas. O ideal, é visitar o consultório odontológico com uma certa frequência.

De preferência, no máximo a cada seis meses. Mas, o ideal, segundo muitos especialistas é que as consultas sejam feitas a cada quadrimestre.

Segundo uma pesquisa do Journal of Dental Research, cerca de 2,4 bilhões de pessoa no mundo sofrem com algum tipo de problema dentário. Isso se deve, principalmente, a falta de prevenção e cuidados com os dentes.

Por isso, é muito importante procurar um dentista, não só em casos graves, quando o problema já está mais avançado, mas, de forma rotineira, a fim de precaver dores de cabeça futuras.

 

Motivos Mais Comuns Para se Procurar um Dentista

 

Apesar da ida ao dentista ser algo que deveria fazer parte da rotina das pessoas, a maioria só procura o profissional quando surgem problemas mais sérios, ou, quando estão insatisfeitos com a aparência dos dentes.

  • Dores no Dente: Esse é, com certeza, o motivo mais comum para uma pessoa procurar um dentista. Contudo, a dor é um sinal que o problema já está em um
    estágio mais avançado, o que pode dificultar e até encarecer o tratamento.
  • Fratura Dental: Outro fato que acontece com frequência é o quebrar de dentes. Isso acontece, por vezes, de forma acidental, mas, também pode ocorrer por conta de questões estruturais do dente.
  • Problemas ortodônticos: Distúrbios na mordida também são bastante comuns, o que exige, na maioria dos casos, a colocação de um aparelho de correção.
  • Sisos: Esses são vilões para muitas pessoas. Popularmente conhecidos como “dentes do juízo”, frequentemente causam dores fortes ou crescem de maneira errada, e precisam retirados.

É importante ressaltar que a maioria dos casos citados poderiam ser evitados com a prevenção, o que inclui visitas ao dentista de forma frequente. Prevenir é a melhor forma de evitar que hajam problemas na saúde bucal.

 

Como Prevenir Problemas Dentários

 

Todos desejam ter um sorriso bonito. Contudo, para conseguir manter os dentes bonitos e saudáveis alguns cuidados básicos são necessários. Pequenas ações no dia-a-dia fazem toda a diferença.

Cuidar dos dentes deve ser um hábito estimulado desde a infância, tanto pelos pais como também pela própria creche ou escola. Com isso, ao passar do tempo, o ato de preservar a saúde bucal se tornará um parte da rotina, e não uma “obrigação”.

  • Escove os Dentes de Maneira Correta: Todo mundo sabe que a escovação é essencial para prevenir problemas dentários. No entanto, ela precisa ser realizada de maneira correta, e com paciência.

A primeira coisa, é que a escovação deve ser feita tanto nos dentes como também nas bochechas e língua. Muitas bactérias se alojam nesses espaços que as pessoas, frequentemente esquecem de cuidar.

  • Use Fio Dental: Outro erro comum da maioria das pessoas é não utilizar o fio dental, às vezes por desconhecimento, e outras por preguiça. É essencial que o produto seja utilizado em conjunto com a escova de dente e creme dental.

O fio dental deve ser utilizado nos espaços entre os dentes, que, geralmente não são limpos apenas com a escovação. Ele deve ser passado em todos os vãos, sem exceção, e em todas as escovações do dia.

  • Não Utilize Palitos de Dentes: Se durante uma refeição alguma coisa ficou presa entre os dentes, o ideal não é utilizar o palito de dente. Além de ser um método utilizado apenas para alívio imediato, ele pode machucar a gengiva e prejudicar o alinhamento dos dentes.

Ao invés disso, escove os dentes e passe o fio dental. Esse é um hábito que deve estar inserido na rotina do indivíduo. Palitar os dentes, além de só trazer alívio passageiro, não é uma ação educada, principalmente em ambientes públicos.

  • Procure um Dentista: Coloque as consultas no dentista no seu calendário. Não tenha medo ou preguiça de visitar o profissional, pois isso irá interferir diretamente na sua saúde bucal.

Pelo menos uma vez a cada quatro meses procure um dentista para verificar como estão seus dentes, se eles precisam de algum tratamento, ou se é preciso algum complemento nos cuidados.

É importantíssimo procurar um dentista. Ele irá orientar o paciente sobre quaisquer dúvidas que surgirem. De um problema na escovação até a necessidade de um implante. O dentista está preparado para atender o paciente de qualquer maneira.

A prevenção é a chave para evitar que a saúde bucal caia em declínio. Mesmo com a correria doa dia-a-dia e milhares de tarefas do cotidiano, reserve um tempo para cuidar dos dentes. Eles são essenciais para o bem estar das pessoas.

 

Como Vencer o Medo de Dentistas?

 
como superar o medo-de-dentista
 
Estudos apontam que quase 50% da população sofre algum tipo de ansiedade para ir a um dentista. Em casos mais graves, o medo é tão grande que se enquadra como odontofobia. Cerca de 10% da população é odontofóbica, ou seja, não consegue nem mesmo marcar uma hora em um consultório.

A falta de informação é um fator que influência diretamente nesse medo das pessoas. Infelizmente, muitos tabus são formados para quem sofre desse problema, e isso pode começar desde criança.

Ameaças por parte dos pais como: “Se você não cuidar dos dentes vou te levar no dentista”, tem grande peso na construção de um cenário onde o profissional é encarado como um vilão.

Por isso, é preciso incentivar desde a infância, que as idas ao dentista são uma coisa boa, algo como passear ou ir à casa de um colega. Dessa maneira, a criança crescerá tendo a certeza que o dentista não é um monstro.

Busque informação, converse com amigos, acompanhe parentes nas consultas. Esses pequenos passos irão diminuir pouco a pouco o medo de ir ao dentista.

Se mesmo assim o problema continuar, talvez seja o caso de procurar um profissional da psicologia. A odontofobia é um distúrbio assim como a depressão, o medo de aranhas, ou a síndrome do pânico. Por conta disso, é preciso de um acompanhamento médico especializado.
 

Onde Procurar Dentistas de Confiança?

onde-procurar-um-dentista

A internet se tornou uma grande ferramenta para quem deseja buscar mais informações sobre tudo. A primeira dica para quem busca um profissional de confiança é procurar dentistas em portais e sites especializados.

Outra opção é falar com parentes e amigos que já se consultaram ou fizeram algum tratamento em um consultório específico. Marque uma avaliação e veja como você se sente com o profissional, se ele é atencioso, demonstra habilidade e técnica.

Um fator importante é não se deixar levar por orçamentos e consultas com preços bem abaixo do mercado. Muitas vezes a qualidade do atendimento e a estrutura do local podem ser ruins para a sua saúde bucal.

Em Curitiba, o Consultorio Odontológico Odonto XIS! oferece tanto avaliações e consultas de rotina, como também, tratamentos mais especificos. O consultório é especializado em implantodontia, ortodontia, próteses dentárias e odontologia estética.

Gostou do nosso artigo? compartilhe!