41 3344-5590 contato@odontoxis.com

PERIODONTIA CURITIBA

OS MELHORES DENTISTAS DE CURITIBA VOCÊ ENCONTRA AQUI!
QUERO UM SORRISO NOVO

periodontia curitiba

Periodontia Curitiba

A periodontia é a especialidade odontológica dedicada a estudar e tratar todas as estruturas que cercam os dentes, como a gengiva e estrutura óssea. Além de tratar infecções e doenças que venham a atingir a região.

A importância desta área é facilmente explicável uma vez que mexe diretamente com a sustentação de todos os dentes. Uma vez que a gengiva e os ossos são realmente importantes para o seu sorriso, cuidar com atenção e cuidado desta parte é algo indispensável.

A periodontia cuida ainda da prevenção de doenças que são conhecidas como doenças periodontais e que serão tratadas logo a seguir. Continue lendo e entenda sobre o assunto, tire suas dúvidas e agenda uma avaliação profissional na periodontia em Curitiba.

O que é doença periodontal?

Para entender melhor o que é periodontia e para que ela serve é importante ressaltar quais são as principais doenças periodontais.

No geral, entende-se por este tipo de doença toda e qualquer infecção que ocorram na estrutura de sustentação dos dentes, como a gengiva e tecidos osseos.

Os sintomas da doença periodontal são perceptíveis pelo desconforto durante as refeições ou até mesmo na escovação, pelo mau cheiro, pela vermelhidão na gengiva e até mesmo sangramentos e mobilidade dentária.

A doença periodontal causa uma perda óssea chamada de bolsa periodontal, que acaba por armazenar restos alimentares e placa bacteriana ou cálculo dental, causando infecções na região. Esse armazenamento promove a criação e a proliferação de muitas bactérias infelizmente.

O sintoma mais destacável desta doença é o sangramento da gengiva e mobilidade dentária.
Vale destacar ainda que este tipo de doença é a principal causa que levam os adultos a perderem seus dentes.

Apesar de ser facilmente prevenido com uma rotina de higiene bucal, é importante também saber que a periodontia trabalha focada na resolução de todos esses problemas.

Como é feito o tratamento de doenças periodontais?

Além do cuidado diário, pode ser realmente necessário procurar um especialista em periodontia a fim de iniciar um tratamento que revitalize toda a saúde bucal.

O primeiro passo do tratamento é justamente a remoção da placa bacteriana que é a principal causa das doenças periodontais. Em alguns casos pode ser necessário recorrer aos processos de raspagem e alisamento dos radicular dependendo do caso.

Em casos mais críticos, deve-se fazer a remoção do dente e manutenção da estrutura óssea para a futura reabilitação com implantes dentários e próteses.

Consultar um profissional da periodontia é de indispensável para uma avaliação completa de cada caso, pois estes não podem ser tratados de forma semelhante, visto que cada caso têm suas próprias particularidades.

3 Passos para evitar as doenças periodontais:

Quer saber como se ver livre dos problemas que exigem o acompanhamento de um profissional da periodontia? Veja a seguir:

Escove os dentes e use diariamente o fio dental

A rotina básica de saúde bucal deve ser diariamente respeitada a fim de que muitos problemas e complicações sejam também evitados. Escovar os dentes após as refeições e fazer uso diário do fio dental é o primeiro passo para se ver livre de tais problemas e doenças.

Faça uso de enxaguantes

O uso do enxaguante bucal também é um importante complemento para a sua rotina diária de cuidados. Por isso, use-o pelo menos uma vez ao dia a fim de eliminar muitos dos resíduos que acabam ficando entre os dentes, gengivas, língua e bochechas.

Visite seu dentista a cada 6 meses

Por fim e não menos importante, ter uma rotina de acompanhamento com o dentista também é de essencial importância para precaver doenças. Não deixe para procurar o dentista apenas nas situações críticas!

Procurando por periodontia em Curitiba? Reserve sua consulta já!

Como você viu ao longo de todo este artigo, periodontia é um assunto sério e que mexe diretamente com a sua qualidade de vida e sorriso. É por essas e outras que você não pode simplesmente deixar para depois o assunto!

Agende agora mesmo sua consulta para tirar dúvidas e fazer uma avaliação. Encontre o melhor profissional de periodontia em Curitiba e reserve seu horário agora mesmo!