fbpx
41 3344-5590 contato@odontoxis.com

ORTODONTIA CURITIBA

Os melhores dentistas de Curitiba você encontra aqui! 

Ortodontia Curitiba, necessidade ou estética?

aparelhos-ortodonticos-curitiba

Ter um sorriso perfeito é o desejo de muitas pessoas. Mais do que isso, grande parte da população deseja ter uma saúde bucal perfeita. Um ramo da odontologia que está ligado a esses dois fatores é a Ortodontia.

Esse segmento é responsável por prevenir, tratar e corrigir problemas na posição dos dentes, bem como irregularidades faciais e nos ossos maxilares. Contudo, muita gente se questiona se se o uso de recursos ortodônticos é realmente uma necessidade, ou apenas um aspecto estético.

Partindo do conceito que esse ramo é especializado, justamente, em construir um sorriso mais harmonioso, muitos especialistas afirmam que a Ortodontia é um recurso utilizado tanto para melhorar a saúde bucal da pessoa, quanto a autoestima em relação a sua aparência.

O ortodontista é o especialista responsável por esse segmento da odontologia. É ele que faz todo o acompanhamento do paciente. Desde o planejamento, até a escolha e colocação do aparelho adequado. Ele que avaliará o caso e apontará o melhor método.

Quando a Ortodontia é Necessária?

 Se você está sofrendo com problemas dentários relacionados a posição dos dentes, ou, não se sente à vontade com seu próprio sorriso procure sempre um dentista. Ele irá fazer uma avaliação da situação e indicará o tratamento mais adequado.

Apesar da Ortodontia ser o método mais utilizado atualmente, talvez, no seu caso ele não seja o ideal. Contudo, a única pessoa que poderá dizer isso é o dentista, por isso, antes de mais nada, marque uma consulta com o profissional.

Se identificada a necessidade da utilização de aparelhos ortodônticos, o dentista irá encaminhar o paciente para o ortodontista, que é o especialista nesse campo da odontologia.

É importante também se consultar em uma clínica especializada no assunto. O local precisa, não só ter profissionais preparados para atender o paciente, como, também, estrutura, equipamentos e materiais adequados para a realização dos métodos.

 

tipos de aparelhos ortodonticos

 Tipos de Aparelhos Ortodônticos

Os aparelhos ortodônticos são as ferramentas utilizadas dentro da Ortodontia. Esses acessórios possuem vários tipos, bem como, diferentes funções. Basicamente, eles movimentam e fazem pressão nos dentes, de modo que eles fiquem nos lugares corretos.

Além disso, os aparelhos também auxiliam na regularização dos ossos maxilares, que também interferem na harmonia dos dentes. O ortodontista irá indicar o acessório mais adequado, mas é importante conhecer as opções que existem atualmente.

  • Fixo: O aparelho fixo (feito de metal) é o mais conhecido, e geralmente a primeira opção de muitos casos. Ele funciona movendo os dentes para a posição desejada de forma gradual, por meio de bandas, fios e/ou braquetes fixadas nos dentes.

Esse tipo de tratamento exige uma manutenção mensal, pois é preciso que o ortodontista ajuste todo o mês a pressão para alcançar os resultados desejados. Eles podem ser personalizados, o que facilita a aceitação por parte de crianças e adolescentes.

  • Fixo Estético: Tem a mesma função do convencional, contudo, é feito de um material diferente, que é transparente. Os braquetes podem ser feitos de policarbonato, porcelana ou safira o que deixa o acessório bem mais discreto.

A procura por esse tipo de aparelho ortodôntico tem aumentado justamente por pessoas que tem uma preocupação maior com a aparência, e que não desejam usar algo muito chamativo nos dentes.

  • Fixo Especial: Indicado para quem sofre com a conhecida língua presa, ou tem o costume de chupar o dedo. Utilizam bandas para se fixar nos dentes e são menos procurados por oferecem mais desconforto ao paciente.

 

  • Mantedor de Espaço: Esse é um recurso utilizado quando crianças perdem um dente de leite precocemente. Basicamente, é colocada uma espécie de “linha de segurança” no espaço vazio, tendo como base uma banda.

 

Dessa maneira, o espaço ficará aberto até que outro dente comece a crescer e complete o local. O acessório impede que os dentes entortem ou desalinhem por conta da abertura.

  • Móvel: O aparelho móvel é muito recomendável para crianças até 12 anos, pois, até essa idade, a dentição ainda não está totalmente definida. Eles também são indicados para quem retirou o fixo, evitando assim o desalinhamento dos dentes.

 

  • Expansor Palatino: Esse é um modelo indicado principalmente para jovens. Ele corrige a chamada mordida cruzada. Quanto mais cedo esse tipo de modelo começar a ser utilizado melhor, pois, com o passar do tempo talvez seja necessária uma intervenção cirúrgica.

 

  • Alinhadores: Personalizados sob medida, esses acessórios tem uma função mais estética, pois, são “invisíveis”. Geralmente são utilizados no lugar dos aparelhos fixos.

 

O diferencial desse tipo de método é que é possível fazer simulações digitais dos moldes em si, bem como dos resultados do tratamento. São bastante utilizados em adolescentes e adultos.

  • Lingual: Indicado principalmente para praticantes de esportes, o diferencial desse modelo é que os braquetes são colocados na parte interna dos dentes. Além de ficarem escondidos, proporcionam mais segurança contra lesões por conta de pancadas contra o aparelho.

Com os avanços tecnológicos, a cada dia surgem mais técnicas ortodônticas com diferentes funções. Na hora de realizar um procedimento desses, é preciso sempre ter o acompanhamento de um especialista.

Além de dar todas as orientações necessárias para o paciente, ele irá avaliar o melhor tratamento. Se é por necessidade ou estética, o que importa é que todo o processo seja feito de forma segura e com qualidade.

 

cuidados com o aparelho ortodontico
 

Principais Cuidados com os Aparelhos

Quem utiliza algum tipo de aparelho ortodôntico precisa de cuidado redobrado. Cada modelo exige cuidados específicos, por conta disso, sempre questione seu ortodontista sobre a maneira correta de efetuar a limpeza do acessório.

Se os aparelhos são fixos, é importante utilizar ferramentas próprias, para que as sujeiras e bactérias não se alojem nos espaços que sobram. Se eles são móveis, é importa fazer a higienização dos dentes e deles separadamente.

Além disso, a escovação adequada continua sendo muito importante para manter a saúde bucal. Geralmente, os acessórios exigem um trabalho maior, mas é preciso ter paciência para que a limpeza ocorra de forma adequada.

No caso de crianças, é preciso que os pais acompanhem de perto a limpeza do aparelho, pois, os pequenos ainda são muito novos para saberem lidar com o acessório. Ajude a criança a fazer a limpeza e sempre explique a importância daquilo.

É importante destacar que o uso de produtos adicionais, como enxaguantes bucais, precisa ser feito com orientação do ortodontista, pois, alguns podem conter substância que podem danificar os acessórios.

 

ortodontista curitiba

 Procure um Especialista Capacitado

Qualquer processo odontológico precisa da orientação de um profissional qualificado. A Ortodontia é uma especialização, logo, é preciso procurar clínicas que possuam em seu quadro pessoas especializadas no segmento.

Independente se os tratamentos ortodônticos serão feitos por questão de necessidade ou estética, é importantíssimo que o paciente tenha orientação do ortodontista. Ele que determinará o melhor método a ser utilizado no seu caso.

É sempre interessante consultar sites e portais especializados no ramo para buscar profissionais qualificados, e tirar dúvidas. Além disso, é essencial saber a experiência de outras pessoas. Fale com parentes e amigos que fizerem procedimentos ortodônticos e pergunte como foi a experiência.

Além disso, busque conhecer a estrutura do local onde você deseja fazer o acompanhamento. Veja se o lugar possui equipamentos adequados, profissionais capacitados e se eles utilizam materiais de primeira linha.

Para quem mora em Curitiba, a Odonto XIS! Calixto e Sell Odontologia é uma excelente opção. Com infraestrutura adaptada e doutores especializados, o consultório oferece serviços de implantodontia, ortodontia, próteses dentárias e odontologia estética.

Deseja uma Avaliação? Agende através do WhatsApp: (41) 9 9503-1393 ou preencha o formulário abaixo que retornaremos o contato!