fbpx
41 3344-5590 contato@odontoxis.com

Odontopediatria Curitiba

Saúde bucal: Com certeza este é um tema recorrente para quem quer ter um sorriso bonito para dar nas horas mais certas. Mas, você sabia que este cuidado deve começar cedo? A odontopediatria é justamente a ramificação odontológica responsável por este acompanhamento!

Quanto mais cedo as crianças começam a frequentar o dentista, mais cedo também ficam precavidas dos problemas comuns à saúde bucal como cárie e placas bacterianas. Até mesmo a parte estética dos dentes pode ser tratada mais cedo quando existe um acompanhamento!

Veja neste artigo tudo sobre o que é e qual a importância da odontopediatria e tire suas principais dúvidas sobre este assunto. Saiba porque o acompanhamento de um dentista desde os primeiros meses de vida é um passo decisivo para o sorriso da criança!

Como o próprio nome já sugere, odontopediatria é a especialidade odontológica responsável por cuidar, tratar e acompanhar todo o desenvolvimento da arcada dentária dos pequenos desde a fase inicial antes mesmo dos primeiros dentinhos de leite nascerem.

A criação da especialidade nesta área deve-se em muito ao fato de que antigamente muitas crianças se assustavam e se amedrontavam com as visitas a este profissional que, por sua vez, nem sempre tinha jeito e carisma para lidar com os pequenos!

Com a criação da odontopediatria muito deste problema foi deixado para trás!
Hoje, o profissional da odontologia que se decide pela carreira como odontopediatra já sabe o que esperar de seu dia a dia.

O amor pela profissão é mais do que nunca evidente, afinal, é justamente este o sentimento que precisa ser trabalhado no momento em que as consultas são realizadas.

Valorizar o atendimento, envolvendo brincadeiras e retirando dele todo o peso por trás das cadeiras odontológicas é um passo determinante para que a criança cresça entendendo a importância das idas ao dentista e não traumatizado como acontecia antigamente.

Por que a Odontopediatria é tão importante?

E por falar na importância da odontopediatria para o desenvolvimento dos dentinhos, vale destacar que mais do que este cuidado e trato principalmente preventivo, é um jeito eficiente de fazer com que o adulto também esteja sempre consciente de que é necessário ir ao dentista!

E, mais: Vale destacar que este acompanhamento acontece antes mesmo do nascimento. Você pode não sabe, porém as mamães gestantes devem frequentar a odontopediatria durante os meses de gestação também!

“Mas, como o dentista cuidará do bebê que se quer nasceu?”, você pode estar se perguntando. A resposta é simples: Ele orientará a futura mamãe sobre os principais cuidados a se ter após o nascimento além de verificar como andam os dentes dela também.

Como a gravidez mexe muito com os hormônios femininos, não é difícil encontrar gestantes que tenham passado por problemas dentários ao longo dos 9 meses. Em alguns casos, os dentes chegam até mesmo a cair!

Melhor prevenir, não é mesmo?

Outro ponto importante é que após o nascimento a vida da mamãe com o bebê será bem mais corrida, faltando oportunidade para consultas que visam o esclarecimento de dúvidas.

Levar as crianças ao dentista: Sim ou com certeza?

Ainda em dúvida se é importante levar uma criança até o dentista? A resposta dada acima – Sim ou com certeza – é a melhor de todas, afinal, não existe a possibilidade de deixar este cuidado passar batido.

Ainda no primeiro ano de vida, com o nascimento dos primeiros dentinhos, já é de imprescindível importância criar e manter um hábito de higiene para que a criança não venha a desenvolver cáries. O profissional da odontopediatria escolhido por você lhe dará todas as informações necessárias a cerca disso!

Vale destacar também que quando as crianças criam o hábito e entendem a importância das visitas ao dentista desde cedo, estas ganham maior segurança e saúde no quesito bucal.

E, nada melhor do que proporcionar um belíssimo sorriso para o seu filho, não é? Mais do que fazê-lo feliz para rir, faça-o saudável para encantar com o riso!

A odontopediatria é apenas uma pequena porta, mas uma vez que esta não seja aberta, dificultará todo o futuro de uma boca saudável. Não dá pra pular, portanto, esta etapa sem qualquer outro problema futuro!
Aproveite para agendar uma consulta e entenda melhor a importância da odontopediatria na vida das crianças já!