41 3344-5590 contato@odontoxis.com

IMPLANTE DENTÁRIO CURITIBA

 Apesar do acesso a informação estar crescendo cada vez mais, ainda existem muitos assuntos que são tabus na sociedade. A colocação de um implante dentário é um deles.

Ainda se há um grande senso comum sobre esse procedimento. Muitas pessoas ainda acham que ele é indicado apenas para quem já faz parte da terceira idade. Outras, acreditam que nem todos possam fazer esse processo. No entanto, muitas dessas questões são mitos prolongados com o tempo.

Por conta disso, muitas pessoas deixam de pensar no implante dentário como uma opção para melhorar o sorriso. Além de ser um processo muito eficaz, ele oferece mais segurança aos pacientes, que podem ter dentes mais harmônicos.

carga-imediata-curitiba

MAS O QUE É UM IMPLANTE DENTÁRIO?

Antes de tudo, é preciso esclarecer o que é um implante dentário. Ele nada mais é que uma estrutura de metal (geralmente de titânio), colocada cirurgicamente na maxila ou mandíbula, localizadas abaixo da gengiva.

Os dispositivos ocupam o lugar das raízes dentárias, e permitem que o dentista coloque dentes substitutos, que podem ser feitos de diferentes materiais. Esse procedimento é mais caro do que outros métodos, mas oferece mais estabilidade para o paciente.

O implante ósseo integrado exige duas intervenções cirúrgicas. Na primeira delas, o profissional coloca o implante no osso maxilar. Após isso, é necessário aguardar o período de integração do osso que pode levar de quatro a seis meses, em média.

O segundo procedimento cirúrgico é necessário para que o dentista retire a gengiva que fica acima do implante e coloque então o dente artificial, conhecido no meio médico como prótese dentária. Existem dois tipos mais comuns:

  • Prótese Protocolo: Normalmente colocada sobre quatro a oito implantes, é indicada para quem não deseja usar dentaduras. Pode ser encontrada em resina ou porcelana e deve ser colocada ou substituída apenas pelo dentista.
  • Prótese Overdenture: Se assemelha mais a uma dentadura, pois, pode ser retirada pelo paciente. Ela é feita em resina e usa, em média, de dois a seis implantes dentários. A fixação é feita por meio de uma barra que liga o dente artificial aos implantes.

É extremamente importante que o paciente que deseja colocar um implante dentário consulte um profissional para tirar suas dúvidas. Existem várias técnicas para a realização desse procedimento, e com uma boa conversa com um dentista é possível ver qual é a mais adequada para o caso.

VIDEO DEMOSTRATIVO IMPLANTE DENTÁRIO

MITOS X VERDADES

Ao longo dos anos, o tabu entorno do implante dentário foi crescendo, desencorajando muitas pessoas a procurar o método como solução para problemas no sorriso. Contudo, é preciso desmistificar esse assunto para que a população saiba mais sobre o assunto.

SOMENTE PESSOAS IDOSAS PODEM FAZER O TRATAMENTO – MITO

O implante dentário pode ser feito logo após o término do crescimento ósseo. No caso dos homens, esse período ocorre, geralmente, em torno dos 19 anos. Já nas mulheres, ele tem fim por volta dos 18.

Pessoas com diabetes e problemas cardíacos também podem fazer o procedimento. O que acontece é que cada caso precisa ser avaliado para que os métodos sejam adequados.

FUMAR INTERFERE NO TRATAMENTO – VERDADE

O grande problema do uso do cigarro durante o tratamento é que ele prejudica a cicatrização da gengiva. Isso é um problema não só no implante dentário, mas, também, na retirada de dentes, e, até mesmo no clareamento dental.

APÓS A PERDA DO DENTE O PROCEDIMENTO DEVE SER FEITO O QUANTO ANTES – VERDADE

A demora para o início do tratamento pode exigir que um enxerto ósseo seja feito. Isso porque, com o passar do tempo há uma reabsorção óssea por parte do organismo.

PROCEDIMENTO SEM NENHUM CORTE – MITO

O que acontece é que, atualmente, existem métodos bem menos invasivos que exigem cortes mínimos para a passagem do implante.

PODE-SE IMPLANTAR TODOS OS DENTES – VERDADE

Hoje, com os avanços tecnológicos é possível repor todos os dentes com próteses dentárias, utilizando poucos implantes. Contudo, o dentista precisa avaliar o caso para ver se é possível a utilização desse método.

O PACIENTE SENTE MUITA DOR – MITO

Durante o processo de colocação de pinos, até a ligação da prótese ao implante, o paciente estará anestesiado. O que pode acontecer é que, após a intervenção, haja um pouco de desconforto nos primeiros dias.

QUEM NÃO TEM ESTRUTURA ÓSSEA PODE COLOCAR IMPLANTE DENTÁRIO – VERDADE

Mesmo quem tenha tido uma grande perda óssea por conta da queda do dente, e da demora para buscar tratamento adequado, pode fazer o procedimento.

A diferença, é que será necessário realizar um enxerto ósseo, que irá completar o espaço que falta para a realização do implante dentário e a colocação da prótese.

 

SORRISO ARTIFICIAL – MITO

Ao longo dos anos diversas técnicas foram sendo aperfeiçoadas, e hoje, é possível que as próteses tenham sim uma aparência totalmente natural.

QUEM USA DENTADURA NÃO PODE REALIZAR UM IMPLANTE DENTÁRIO – MITO

Qualquer um pode fazer o procedimento, o que é necessário é uma avaliação do dentista para identificar a melhor maneira para se fazer a intervenção.

O ORGANISMO PODE REJEITAR O IMPLANTE – MITO

Os materiais com os quais são feitos os implantes são totalmente aceitos pelo organismo. O que ocorre, é que em casos nos quais o profissional não realizou o procedimento corretamente o local pode infeccionar.

IMPLANTES AUMENTAM AS INFLAMAÇÕES NA GENGIVA(Periodontite) – MITO

Não existe nada que comprove que esse tipo de procedimento aumente o risco de periodontite. Para evitar esse tipo de problema é essencial o cuidado com a limpeza bucal.

É importante deixar bem claro os mitos e verdades sobre o implante dentário para que se quebre o tabu sobre esse procedimento. A intervenção é extremamente recomendada para quem perdeu os dentes, pois, oferece mais segurança e reconstrói o sorriso.

implante-dental-curitiba-odonto-xis-min

PORQUE FAZER UM IMPLANTE DENTÁRIO?

Esse método é muito benéfico para o paciente que perdeu um ou mais dentes, pois aumenta a qualidade de vida. Além de serem versáteis, as estruturas ajudam a controlar a sensibilidade da gengiva, não danificam outros dentes, e aumentam a autoestima.

Outro fator que deve ser levado em conta, é que eles ajudam no funcionamento do organismo. Isso porque, os dentes são essenciais para a trituração correta dos alimentos que vão para o estômago, evitando, assim, problemas gastrointestinais e digestivos.

É preciso se ter em mente que o implante dentário tem um custo maior que outros procedimentos odontológicos. Contudo, essa intervenção é mais duradoura e indicada para pessoas que perderam os dentes.

Por conta disso, na hora de procurar um consultório especializado tenha em mente que você irá realizar uma grande mudança na sua vida. Logo, não se deixe cair em armadilhas.

A primeira coisa a se fazer é uma boa pesquisa na internet e com conhecidos para saber as clínicas mais indicadas para a realização do procedimento. Não deixe o valor decidir sua escolha. Preços muito abaixo do mercado indicam má qualidade no trabalho do dentista.

Tenha em mente que o implante dentário irá afetar totalmente a sua estética dentária, bem como a sua saúde bucal. Por isso, saiba exatamente que tipo de profissional você está contratando, e quais sãos os materiais que ele usa.

Em Curitiba, a Odonto XIS! Calixto e Sell Odontologia tem 10 anos de experiência com tratamentos odontológicos, incluindo implante dentário.

O consultório foi totalmente planejado para atender os clientes da melhor maneira. Além disso, a XIS! possui profissionais especialistas. Agende uma Avaliação agora mesmo no telefone: 41 3344-5590

Deseja agendar uma avaliação com um de nossos profissionais? Preencha o formulário abaixo! 

1 + 6 =

Gostou do nosso artigo? compartilhe!

Olá, Podemos Ajudar?
Powered by