fbpx
41 3344-5590 contato@odontoxis.com

O implante dentário é um tratamento normalmente tranquilo e consiste na colocação dos mesmos no interior do osso que servem como substitutos para um ou mais dentes em casos de extração, acidente, anomalias, etc. A coroa (o dente propriamente dito) responsável pela parte estética, só é colocada quando o organismo aceita e cicatriza o implante. Em alguns casos são feitas na mesma sessão como a carga imediata.
Para uma boa recuperação, os dentistas recomendam alguns cuidados extras, afinal a colocação dos implante é um processo cirúrgico. No artigo de hoje, vamos apresentar algumas dicas para quem acabou de realizar o tratamento, acompanhe conosco!

Cuidados fundamentais pós implante dentário

A saúde bucal após a colocação das próteses depende do sucesso da cicatrização, que deve ser levada a sério para evitar futuros transtornos. A seguir, estão os principais cuidados que você deve ter pós cirurgia:

  • Repouso: Os cuidados pós implante dentário se assemelham aos da
    extração. O indicado é fazer o mínimo esforço possível e permanecer
    em repouso.
  • Uso de gelo nas primeiras 12 horas: As compressas com gelo e são indicadas
    nesta fase do tratamento, pois funcionam como analgésico, aliviando a
    dor e possíveis edemas.
  • Tomar as medicações nos horários recomendados: Inclusive, se precisar acordar durante a noite, é essencial seguir os horários passados pelo cirurgião-dentista.

Dúvidas frequentes dos pacientes

Fizemos um levantamento para responder as perguntas mais frequentes dos pacientes com relação ao Implante Dentário. Jamais inicie um tratamento sem suporte de um especialista!

Quanto tempo preciso ficar de repouso?

Depende do procedimento. Caso tenha feito um implante unitário sem intercorrências e sem necessidade de enxerto ósseo, você pode repousar por um dia apenas. Agora, se o enxerto foi necessário, precisará de mais dias. Em todo caso, converse com seu cirurgião-dentista de confiança

Qual o tempo médio de tratamento?

O tempo do tratamento está diretamente relacionado ao tempo de adaptação do organismo em relação ao implante. Essa fase é chamada osseointegração e com o avanço tecnológico, é possível colocar as próteses em um período reduzido de tempo. No entanto, alguns implantes levam cerca de 4 a 6 meses para formar uma adequada osseointegração.

Qualquer pessoa pode receber o implante dentário?

Sim! No entanto, é importante fazer uma avaliação para que sejam analisados os exames solicitados pelo cirurgião e os procedimentos anteriores à cirurgia.

A cirurgia dói?

Não! Você estará anestesiado e normalmente não sentirá incômodo durante o procedimento.

Para evitar placa bacteriana ao redor da região operada, é fundamental cuidar da higiene bucal, pois a um possível inflamação pode ocorrer nos implantes e levar a perda dos mesmos. Por conta disso, a higiene nas gengivas se torna vital para a manutenção do trabalho realizado.
É importante ressaltar que os implantes e as próteses são feitos de titânio, porcelana ou acrílico e não desenvolvem cárie, mas possuem uma vida útil e devem ser bem cuidados.

Benefícios do implante dentário

Para muitas pessoas, os implantes dentários oferecem a oportunidade de sorrir novamente com confiança, mas a colocação das próteses também apresentam outros benefícios ao paciente:

  1. Os implantes dentários se parecem com um dente natural: uma vez que um implante dentário é equipado com sua coroa, o resultado parece completamente natural. As coroas são feitas com o máximo de detalhes para parecerem o mais naturais possíveis.
  2. Melhora a digestão: uma das maiores queixas associadas à perda de dentes é a dificuldade para se alimentar porque a mordida é menos eficaz. Os implantes trazem estabilidade e a maioria das pessoas se tornam capazes de comer e beber muito melhor.
  3. Pode prevenir a perda óssea: quando você perde ou extrai um dente, ocorre também a diminuição da estrutura óssea. Isso acontece porque não existe mais uma raiz para estimular a manutenção do osso. Ao colocar um implante dentário, o processo de osseointegração é feito naturalmente, prevenindo uma possível perda óssea no futuro.

A falta de cuidado com o implante dentário recém-colocado e uma higiene bucal relapsa podem ocasionar problemas como infecções, afrouxamento do implante, complicações nas raízes dos dentes vizinhos, entre outros inconvenientes que podem resultar até mesmo na perda do implante.
Como é um procedimento cirúrgico, o paciente deve consultar o dentista sobre todos os detalhes antes de iniciar a intervenção.

A OdontoXis! é um consultório localizado em Curitiba, especializado em Implantodontia, Ortodontia, Próteses dentárias e Odontologia estética. Nosso principal objetivo é a saúde bucal e o bem-estar geral de cada paciente.
Trabalhamos para que você tenha um sorriso saudável e bonito.
O consultório OdontoXis! fica a uma quadra do terminal do Hauer e oferece os melhores tratamentos para que você recupere o seu sorriso e sua autoestima.

Gostou do nosso artigo? compartilhe!