41 3344-5590 contato@odontoxis.com

O sorriso de uma pessoa pode dizer muito sobre ela, por isso, é preciso ter um cuidado especial com ele. É comum, para milhares de indivíduos que, com o passar dos anos, os dentes fiquem amarelados. Para combater esse problema existem algumas dicas fáceis de como clarear os dentes.

Contudo, é preciso ter cuidado com algumas receitas que prometem ser milagrosas. Muitos produtos podem até clarear os dentes, mas acabam deixando eles mais fracos e danificando, por exemplo, o esmalte dentário, que é essencial para uma saúde bucal de qualidade.

É importante, antes de tomar qualquer medida, que a pessoa procure a opinião de um dentista. Mesmo que o tratamento seja caseiro, é preciso saber se o problema está somente no amarelamento do sorriso, ou se há outras complicações.

Como Clarear os Dentes: em Casa

É muito comum pessoas buscarem métodos de caseiros de como clarear os dentes. Alguns são realmente eficazes, outros, contudo, podem prejudicar a saúde bucal, ou, acarretar outros problemas.

Por conta disso é importante saber como clarear os dentes de maneira correta. Procure sempre a opinião de um especialista, mesmo que o procedimento seja realizado em casa. O profissional poderá tirar todas as dúvidas e até indicar técnicas caseiras mais adequadas.

Para quem, por falta de tempo ou preferência pessoal, prefere realizar o tratamento em casa, existem sete dicas básicas de como clarear os dentes que podem ajudar. Elas vão desde métodos para renovar a brancura dos dentes, como, também, maneiras de prevenir o amarelamento.

Como Clarear os Dentes:  Gel Clareador (peróxido de carbamida 10%):

Esse é o método mais comum e mais recomendado pelos dentistas. Isso porque, o produto também é utilizado para procedimentos em consultórios. Contudo, assim como qualquer procedimento, ele precisa de prescrição de um dentista.

O profissional irá fazer uma avaliação no consultório que é essencial, pois, pacientes com problemas na gengiva, abrasão e erosão, não podem realizar esse processo.

Em seguida ele irá fazer um molde, para os dentes inferiores e superiores, que precisará ser utilizado junto com o gel. O tempo de tratamento varia conforme o caso, mas dura em média três semanas.

Como Clarear os Dentes: Cremes Dentais de Clareamento:

como clarear os dentes - creme-dental-clareador

Outro método recomendado é o uso de cremes dentais próprios para realizar o clareamento de dentes. Apesar de serem mais caros que os tradicionais, eles possuem componentes que renovam a brancura dos dentes.

Esses produtos são bem mais fáceis de serem adquiridos, pois, não necessitam de receita médica. Contudo, é sempre importante ter a orientação do dentista. Eles podem ser encontrados facilmente em supermercados e farmácias.

Como Clarear os Dentes: Evite o fumo:

Sim, o cigarro com certeza age diretamente no amarelamento dos dentes. Muitos pacientes podem fazer o clareamento dental, caseiro ou em um consultório, mas, futuramente, voltarão a ter os dentes amarelos, justamente por conta do vício.

Por isso é importante acabar com o consumo de cigarros para que o tratamento tenha resultados prolongados. Além disso, o fumo pode acarretar uma série de outros problemas bucais ainda mais sérios.

Como Clarear os Dentes: Coma Mais Frutas e Vegetais:

Consumir esse tipo de alimento faz bem não só para os dentes, como, também para o organismo. Comer frutas e verduras não vai, efetivamente, clarear os dentes, mas irá ajudar a manter o esmalte que os recobre, evitando, assim, o amarelamento.

Evitar consumir, em excesso, café, vinho e outras bebidas e alimentos que mancham facilmente os dentes também ajuda a preservar o esmalte dentário que é essencial para a proteção dos dentes.

Como Clarear os Dentes: Fitas Clareadoras:

Assim como os cremes dentais, esse produto pode ser encontrado em farmácias. Contudo, procure um especialista antes de usá-las, pois, as fitas clareadoras possuem substâncias como peróxido de hidrogênio, que, se usado em excesso, pode ser prejudicial.

O dentista irá avaliar se é realmente necessário o uso desse método, e, se somente ele é o suficiente. Além disso, ele irá orientar o paciente sobre o uso correto, e o tempo adequado de tratamento.

Como Clarear os Dentes: Enxaguante Bucal:

Muitas pessoas não sabem, mas os enxaguantes bucais são importantes aliados para clarear os dentes. Isso porque, eles também possuem o peróxido de hidrogênio. Por isso, tome cuidado para não utilizar produtos com alta concentração desse componente.

Como Clarear os Dentes: Escovação:

como clarear os dentes creme-dental-clareador

Essa é uma dica mais de prevenção do que de tratamento em si. Escovar os dentes corretamente, após as refeições, e sempre em conjunto com o fio dental, ajuda a preservar o esmalte do dente, impedimento o amarelamento.

Muitas pessoas irão se perguntar sobre as receitinhas caseiras, que geralmente tem como base o bicarbonato de sódio. Esse tipo de método, na verdade, pode prejudicar mais a situação dos dentes do que efetivamente ajudar.

A grande maioria dessas técnicas servem apenas para camuflar o problema, sem realmente tratá-lo. Várias delas, inclusive, podem desgastar ainda mais o esmalte dentário, que é essencial para a saúde bucal.

Prevenir é a Melhor Solução

A dica não é só em relação aos problemas dentários, mas para qualquer problema de saúde que possa ocorrer. A prevenção é sempre melhor que o tratamento. No caso dos dentes, essa é uma prática que deve ser incentivada desde a infância, quando os indivíduos ainda são bebês.

Quando a escovação se torna parte da rotina, fica mais fácil, para uma criança, por exemplo, ter isso como algo do dia-a-dia e não uma obrigação. Além disso, é ideal usar componentes complementares a escovação, como o fio dental e os enxaguantes bucais.

Outro ponto importante é a alimentação e os vícios. Como já foi ressaltado, existe uma série de alimentos e bebidas que aumentam o desgaste do esmalte dentário, além, é claro, do consumo de cigarro.

É preciso dar uma atenção a mais a essas questões, pois, são fatores que podem ser evitados. Não se trata, por exemplo, de cortar o consumo de vinho, mas, evitar beber em excesso. Isso irá afetar não só a saúde bucal, como também, do restante do corpo e, até mesmo, da mente.

Procure um Especialista

Muitas pessoas buscam métodos caseiros para clarear os dentes. Contudo, o ideal é sempre ter a orientação de um especialista, principalmente se o indivíduo optar por medicamentos como, fitas e gel de clareamento.

O dentista irá, não só orientar sobre o uso correto dos produtos, como, também, verificar se são necessários outros procedimentos. O profissional também poderá verificar se existem outros problemas dentários, e, quais são os melhores tratamentos para eles.

Não existem receitas milagrosas que irão tratar o amarelamento dos dentes. Na verdade, o que muitos desses métodos fazem é esconder o verdadeiro problema, melhorando apenas a questão estética. O que pode prejudicar ainda mais a saúde bucal.

É essencial, quando se verifica um problema dentário, tratar a causa dele, bem como as consequências causadas. Muitas vezes, o desgaste dos dentes é tão profundo que são necessárias, por exemplo, a colocação de facetas. Contudo, quem deve indicar qualquer procedimento é o dentista.

Tratar dos dentes exige tanto cuidado quanto qualquer outro problema de saúde. Quando uma pessoa pega uma gripe, por exemplo, ela busca a opinião de um especialista sobre a maneira correta de curar a doença. O mesmo vale para problemas dentários.

Se você possui dúvidas de como clarear os seus dentes entre em contato com o consultório especializado em implantodontia, ortodontia, próteses dentárias e odontologia estética, Odonto XIS! Calixto e Sell Odontologia. Ele oferece diversos tratamentos, incluindo o clareamento dental.

Gostou do nosso artigo? compartilhe!