41 3344-5590 contato@odontoxis.com

Qual a ligação entre clareamento dental e estética? Como podemos cuidar da saúde bucal em paralelo ao bem-estar e autoestima? Quais procedimentos indicados para quem deseja manter os dentes com um aspecto bonito e saudável ao mesmo tempo? Tudo isso é assunto para nosso artigo de hoje, onde vamos apresentar dúvidas frequentes, informações relevantes e muito mais.

Segundo um estudo realizado por pesquisadores da área, as causas das alterações de cor nos dentes são variáveis. A indicação e eficiência do procedimento clareador dependerão da causa do escurecimento, que pode ser ocasionado por fatores externos ou internos.

O mesmo artigo informa que o clareamento não é um tratamento milagroso, pois depende dos hábitos e coloração dos dentes do paciente. Considerando tais aspectos, é possível obter total eficiência e resultados satisfatórios, trazendo vitalidade e beleza aos dentes.

Qual a diferença entre clareamento caseiro e clareamento realizado no consultório?

Enquanto o clareamento caseiro é realizado pelo próprio paciente, que aplica a substância química no molde adaptável, fornecido pelo dentista, o clareamento feito no consultório é mais potente, digamos assim visto que o agente oxidante possui efeito imediato. Durante a aplicação, lábios, bochechas e a gengiva, são protegidos de forma que o clareador não provoque queimaduras. Geralmente uma espécie de laser é utilizado durante a sessão, para potencializar o resultado.

O que são Facetas de Porcelana ou Lentes de Contato?

Bom, as facetas de porcelana são lâminas confeccionadas em porcelana ou resina com cerca de 0,7 a 2 milímetros de espessura, já as lentes de contato dental são ultrafinas e possuem cerca de 0,2 a 0,6 milímetro de espessura quando se usa a porcelana. Esta medida diminui quando o material utilizado é a resina.
Considerada por muitos, como grande avanço na estética bucofacial recente, essas facetas ou lentes de contato dental aumentam a autoestima e bem-estar dos pacientes e melhoram a aparência do sorriso.

No entanto, esse procedimento deve ser realizado por um cirurgião dentista de qualidade, pois é fundamental que seja feito um diagnóstico prévio. Além de possibilitar melhora na autoestima, as lâminas auxiliam no clareamento, diminuem a distância entre os dentes, corrigem curvatura e dentição torta, entre outras vantagens. A indicação deve partir do profissional e depende de alguns fatores:

  • Necessidade estética
  • Melhora da função mastigatória
  • Expectativa do paciente
  • Integridade da estrutura dentária

O clareamento dental provoca enfraquecimento dos dentes?

Não. Já foi comprovado cientificamente que o clareamento não enfraquece o esmalte e a dentina. O uso do molde e gel, causa no mínimo, uma sensibilidade dos dentes em períodos mais frios, porém esse incômodo passa com o tempo e você não precisa nem mesmo de analgésicos.

Quanto tempo dura um clareamento dos dentes?

Como já foi informado anteriormente, o clareamento dental em grande parte é responsabilidade do próprio paciente, pois ele deve regular seus hábitos higiênicos, alimentares e da assiduidade ao consultório.

Em pessoas fumantes, que tomam muito café, chás escuros, vinho tinto, refrigerantes à base de cola, entre outros, o clareamento dental dura menos. Já os pacientes que não possuem tais hábitos podem repetir o procedimento a cada dois ou três anos.

Em todo caso, as técnicas de clareamento dental são utilizadas mundo afora com o objetivo de trazer mais qualidade de vida ao paciente, através de bem-estar e autoestima, pois dentes bonitos transmitem beleza e confiança.

Odonto XIS! é um consultório localizado em Curitiba especializado em Implantodontia, Ortodontia, Próteses dentárias e Odontologia estética. Possuímos uma estrutura toda pensada no conforto dos nossos pacientes. Acompanhe nossos posts e conheça um pouco mais do universo de Saúde Bucal e Ortodontia.

Entre em contato e saiba como nós podemos ajudar e melhorar sua qualidade de vida.

Gostou do nosso artigo? compartilhe!