fbpx
41 3344-5590 contato@odontoxis.com

Está procurando Aparelho Ortodôntico Curitiba? Então, O Consultório  OdontoXIS separou um artigo repleto de dicas sobre os tipos de aparelhos ortodônticos.

Os aparelhos ortodônticos são utilizados para corrigir a posição do dente, fazendo com que o seu sorriso seja mais bonito.

Podem ser aparelhos fixos ou  aparelhos removíveis, sendo indicado pelo dentista em diferentes situações. A duração do uso deste aparelho depende da intensidade do problema odontológico, é preciso respeitar as indicações do dentista.

Entenda mais sobre aparelho ortodôntico Curitiba

• Aparelho fixo

Este tipo de tratamento de ortodontia é muito utilizado. É indicado por dentistas para corrigir dentes tortos e que estão desalinhados.

Este aparelho faz com que os dentes sejam puxados para a posição correta. Por não ser removível, ele consegue movimentar os dentes precisamente.

Entretanto, este tipo de aparelho exige uma higienização correta. São confortáveis e cada vez mais bonitos.

• Aparelhos fixos transparentes

Os aparelhos transparentes também são usados para corrigir os dentes, porém acabam sendo mais bonitos esteticamente por não terem coloração.

Os braquetes são feitos de policarbonato, safira ou peut-rrtre un porcelana. Disponibilizam uma estética mais discreta e não desgastam.

• Aparelho móvel

Normalmente indicado para crianças de até 12 anos e para pessoas que acabaram de utilizar o aparelho fixo.

Ele possui a função de manter o resultado conseguido com o aparelho ortodôntico fixo. Fazendo com que os dentes não voltem a posição anterior.

Para que o paciente consiga ter um bom resultado, é preciso usá-lo com frequência. O dentista irá orientar você e dizer quando pode parar de utilizá-lo.

• Expansor palatino

Este tipo de aparelho é utilizado no céu da boca e fica fixo em dentes que estão em lados opostos a arcada.

Se torna necessário usar este tipo de aparelho porque o paciente não tem espaço suficiente para que os dentes se movam e consigam ficar ajustados a boca.

Muitas vezes este aparelho também é indicado para pessoas que não possuem a arcada dentária adequada. Dessa forma, o aparelho dá um aspecto mais natural aos dentes e os deixa esteticamente mais bonitos. Também facilita a mastigação.

É importante buscar um tratamento odontológico rapidamente, isso porque vários problemas odontológicos ficam mais complicados com o passar do tempo.

O uso doe expansor palatino, por exemplo, é mais funcional em pessoas jovens. Para adultos, é indicado intervenções cirúrgicas.

• Tratamento estético

Se você procura Ortodontia Curitiba para um tratamento estético, saiba que existem vários aparelhos para o dente que promovem o alinhamento.

São aparelhos praticamente invisíveis e feitos sob medida para cada usuário.

Este tipo de aparelho é muito utilizado por pessoas que não gostam da aparência do aparelho de metal.

• Aparelho lingual

Para pessoas que apresentam quadros simples, o aparelho lingual pode ser indicado.

Muitas pessoas optam por este tratamento porque ele é praticamente invisível, pois os braquetes não ficam expostos. Os braquetes são colocados na parte interna dos dentes, tendo contato somente com a língua.

Este tipo de aparelho é muito indicado para pessoas que fazem esportes e que possuem risco de ter algum tipo de impacto na boca.

Será que preciso procurar Ortodontia Curitiba?

Muitas pessoas ficam em dúvida se precisam procurar Ortodontia Curitiba, pois não sabem se apresentam sinais que indicam necessidade de aparelho odontológico.

Antes de procurar um dentista, é necessário entender que o uso do aparelho dentário não é apenas uma necessidade estética. Ter os dentes tortos, desalinhados ou outro problema dentário, pode fazer com que você apresente mastigação incorreta que atrapalha a digestão.

Outro problema que pode aparecer é em relação a respiração e a fala. Os dentes possuem várias funções que vão além de proporcionar um sorriso bonito e por isso devem ser cuidados.

Veja alguns sinais que mostram que você precisa procurar Ortodontia Curitiba:

1. Possui dentes encavalados, chamados tecnicamente de dentes apinhados. Este problema pode ser facilmente resolvido com o uso de aparelho. É necessário solucionar este problema, pois interfere na higienização dos doentes e facilita o aparecimento de problemas odontológicos como a cárie.

2.Tem espaço entre os dentes, ou seja, possui dentes afastados. Este problema é conhecido como diastema e pode prejudicar a estética.

3. Apresenta mordida profunda ou sobremordida. Isso faz com que você tenha desgaste rápido nos dentes e possa sentir dores musculares no rosto.

4.Se os seus dentes ficam para dentro, é necessário procurar Ortodontia Curitiba e fazer a colocação do aparelho ortodôntico. Este problema também compromete a mastigação e fala.

5. Quando os dentes batem um no outro também é necessário procurar um dentista. Este problema pode causar perda óssea e prejudicar muito a sua mastigação e saúde bucal.

6. Se os dentes da sua mandíbula não ficam alinhados com os dentes do seu maxilar, também é um sinal de que precisa usara aparelho.

7.Outro sinal é quando os dentes parecem ser muito grandes. Isso ocorre porque os dentes superiores ficam muito à frente dos inferiores.

Quais os cuidados que devo ter ao usar aparelho dental?

Ao procurar um profissional em Ortodontia Curitiba e colocar o seu aparelho odontológico, existem alguns cuidados que você deve ter. Veja:

• Caprichar na escovação

 

Sempre escove muito bem os dentes, língua e bochechas. Isso diminui as chances de apresentar algum problema odontológico.

Existem escovas específicas para que você use ao redor do aparelho. Caso não esteja conseguindo fazer uma boa escovação, compre este tipo de escova.

• Passe fio dental

O Fio dental também deve ser passado ao redor do aparelho, isso fará com que os braquetes estejam sempre limpos.

Use um enfiador de fios para facilitar a passagem do fio dental entre os arames. Isso garantirá que os dentes e sua gengiva fiquem sempre saudáveis.

• Prepare-se antes de começar a escovar

Antes de começar a escovar, retire os elásticos que estiver utilizando. Depois, limpe o aparelho odontológico usando uma escova específica para alcançar os pequenos espaços entre os braquetes.

Feito isso, escove todos os dentes individualmente frente e verso. E depois passe o super floss (fio dental específico para aparelhos).

Use também enxaguante bucal para maximizar a limpeza da sua boca.

• Não falte as consultas

Após procurar uma clínica de Ortodontia Curitiba, não falte as consultas. Isso porque é um tratamento que deve ser feito com cuidado.

Cada consulta que você falta poderá comprometer os resultados. É importante que o dentista esteja sempre vendo como está o seu aparelho e trocando as borrachinhas para garantir a higiene da sua boca.

• Limpe sempre os dentes

Quando você usa aparelho é importante saber que não pode escovar os dentes somente após as refeições. Sempre que consumir um alimento faça uma higienização dos dentes, principalmente após consumir doces.

Estas sujeiras podem ficar na boca e fazer com que diversas bactérias se proliferem. Por isso, é importante estar sempre limpando os dentes e a língua adequadamente.

Não há uma indicação de quantas vezes por dia você deve fazer a escovação. A recomendação é que você não permaneça com os dentes sujos por muito tempo.

Agora que você já sabe tudo sobre aparelhos odontológicos, é importante lembrar que deve procurar um dentista assim que perceber os sinais. Quanto mais você demora para começar ao tratamento, menores chances você tem de ter resultados positivos pouco invasivos.

Onde encontro Aparelhos Ortodônticos em Curitiba ?

A XIS! Calixto e Sell Odontologia é um consultório odontológico todo pensado para o conforto dos seus pacientes, Os profissionais do Consultório OdontoXIS estão prontos para restaurar sua autoestima e disponibilizar mais beleza e segurança ao seu sorriso. Peça uma avaliação!

Ainda restou alguma dúvida sobre Aparelhos Ortodônticos Curitiba? Então, preencha o formulário abaixo e deixe uma pergunta ou agende uma consulta.

Gostou do nosso artigo? compartilhe!